Quem és tu, tatu? (+ Exercício de autoconhecimento)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
E-mail
Share on print
Imprimir
target-3535310_1920-300x200

Oi, gente! Tudo bem?

Como eu comentei nesse post aqui , a primeira fase do processo de desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento.

Hoje eu quero conversar com você um pouco sobre isso. Vamos lá?

1 – O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento compreende uma investigação a respeito de si mesmo para alcançar diferentes objetivos, sendo o mais comum, tornar-se protagonista da própria história. {procurar a imagem de um diretor, escritor, algo assim…}

Essa investigação inclui identificar e entender os processos mentais que levam à forma como você se comporta e reage a situações apresentadas a você no decorrer do dia.

Ou seja, o autoconhecimento é um processo investigativo que busca identificar padrões de pensamento, comportamentos, hábitos, para entender e modificar (se necessário) respostas que fornece a certas situações.

Para tanto, você pode utilizar como ferramenta a meditação, a psicoterapia, a psicanálise. Mas, não significa que você precisa necessariamente de um profissional para isso – se você puder, claro que será muito mais proveitoso.

O autoconhecimento começa dentro de você, na sua mente, e se espalha para o exterior, refletindo nos ambientes em que você convive, nos seus relacionamentos., nos seus hábitos, na sua postura e até mesmo na sua aparência. Já notou que algumas pessoas ficam muito mais bonitas quando passam a se conhecer?

Benefício 1

 Uma das coisas mais maravilhosas do autoconhecimento é o fato de ele dar ao investigador (você mesma) acesso aos próprios pensamentos de uma forma única.

É no momento do seu diálogo interno que você identifica e diz pra si mesmo, com toda sinceridade, quais assuntos/temas de sua vida merecem uma atenção especial. Normalmente não dispomos dessa franqueza em nossas relações interpessoais não é? {colocar um gif legal}

Benefício 2

Pra ser um pouco cult, já que aqui é uma Academia, deixe-me dizer pra você que Platão, Spinoza e Freud defenderam a ideia de que o autoconhecimento é capaz de melhorar a saúde e a liberdade de quem o busca.

Niklas Goeke propôs que o conhecimento de si mesmo acontece em três etapas:

  1. Pensamento: compreende tudo o que se pode desenvolver através da mente;
  2. Expressão: compreende exercícios para avaliar a desenvolver a forma como você se expressa (suas crenças, seus valores, suas atitudes);
  3. Implementação: compreende as coisas que você pode aplicar no mundo e na sua vida para alcançar os objetivos traçados.

Tendo em vista essa informação, quero propor três exercícios para te ajudar nessa jornada. Lembro que isso é só o começo e que o processo de autoconhecimento se estende por toda vida, ok?

1 – Medite

A meditação é um dos melhores instrumentos que dispomos para nos conhecermos melhor.

No início não é fácil. Então, se você é iniciante ou desconcentrada, comece com sessões pequenas, utilize aplicativos.

Se você puder, entre num curso de meditação.

2 – Estabeleça metas regularmente

Sabe aquelas metas que traçamos todo início de ano ou aqueles sonhos que temos e achamos que não vamos alcançar porque eles parecem enormes e distantes de nós? {tentar encontrar um gif de algo relacionado à Terra, distância da terra, distância de sonhos}

Pois bem, uma forma de você se conhecer é fragmentando grandes objetivos em pequenas metas, diárias inclusive

3 – Se avalie constantemente

Uma excelente ideia é ter um diário. Não daqueles de quando éramos crianças, mas um diário onde você possa registrar suas emoções, acompanhar seu progresso, anotar suas vitórias. {inserir uma foto de prova, professor avaliando aluno…}

Você também pode anotar como foi sua performance em relação às metas daquele dia, o que te ajudou a alcançar ou o que te atrapalhou naquele.

Como você viu, o autoconhecimento é fundamental para o seu crescimento, seja em que área for.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
E-mail
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade