Muito se fala, hoje em dia, em ser nossa melhor versão, em evoluir, em procurar ser uma pessoa melhor. Você se deu conta de que o que se fala, em outras palavras, é sobre desenvolvimento pessoal?
Desenvolvimento pessoal, querido(a) leitor(a), é uma área do conhecimento que permite ao ser humano ter uma vida com mais qualidade, com propósito, com significado. Em termos mais técnicos:
“Desenvolvimento pessoal é uma área do conhecimento que visa a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as habilidades pessoais de cada pessoa, contribuindo com a construção do conhecimento humano e a realização de sonhos e aspirações.”
Assim, percebemos que o processo de desenvolvimento pessoal começa, sem dúvidas, pelo autoconhecimento, pois é ele que irá permitir a você identificar seus pontos fortes e seus pontos de melhoria. Entretanto, este não é um caminho curto e, por vezes, será doloroso.
O processo de autoconhecimento não implica, apenas, em apontar nossas qualidades. Estas são importantes, mas devemos olhar para o que nos falta para crescermos enquanto pessoas. Autoconhecimento implica em olhar pra dentro de si, em encarar seus piores medos (aqueles que a gente tranca no porão da nossa mente, sabe?), em aceitar nossos defeitos – incluindo os que menos gostamos -, em assumir que precisamos trabalhar em determinadas dificuldades.
Através do autoconhecimento adquirimos a autoconsciência e, uma vez adquirida, nunca mais somos os mesmos. Digo por experiência própria: uma vez que identificamos um ponto de melhoria, nunca mais conseguimos ignorar sua presença.
Mas, nem tudo é espinhos! A autoconsciência adquirida através do autoconhecimento trará à tona suas qualidades e te mostrará que pessoa única você é! Daí você passará a trabalhar, sem muito esforço, sua autoestima e sua autoconfiança.
Na minha experiência e observação, vejo que a raiz de muitos problemas emocionais está numa autoestima que não foi bem construída ou que foi abalada em algum momento da vida. Ambas são igualmente importantes, pois serão o combustível para se manter no caminho do desenvolvimento pessoal, da construção da sua melhor versão.
Uma autoestima saudável é importantíssima para nossa comunicação conosco – comunicação intrapessoal – e para nossa comunicação com o outro – comunicação interpessoal, pois muitas vezes projetamos no outro os nossos conflitos, nossas frustrações, o que pode ser nocivo para qualquer tipo de relacionamento.
Tudo isso é um ciclo que se repete infinitas vezes e que nunca se esgota. Primeiro porque nós sempre mudamos: o simples fato de você corrigir algum comportamento faz com que você seja uma pessoa diferente; segundo porque uma coisa leva a outra: conforme eu me conheço melhor, eu identifico o que preciso melhorar, me aprecio mais pelas qualidades descobertas, aumento minha autoestima e autoconfiança, consigo me relacionar melhor comigo mesmo e com o outro, uma vez que sei o que quero e o que não quero para minha vida.
Incrível, não?
Em resumo, o desenvolvimento pessoal passa por cinco fases:
- Autoconhecimento
- Autoimagem
- Autoestima
- Comunicação intrapessoal
- Comunicação interpessoal
Se esse conteúdo te ajudou ou te fez lembrar alguém, repasse e ajude o máximo de pessoas possível. Participe da corrente de informação e conhecimento.
Até o próximo encontro!